1. Sala de redação
  2. Resultados anuais – 2023
Comunicados de imprensa 22.01.2024

Resultados anuais – 2023

A Union Bancaire Privée regista um lucro líquido de 223,8 milhões de francos suíços, um aumento de 6,4 %.

• O lucro líquido da UBP atingiu 223,8 milhões de francos suíços em 2023, 6,4 % acima dos 210,4 milhões de francos suíços em 2022
  • Os resultados operacionais ascenderam a 269,2 milhões de francos suíços, o que corresponde a um aumento de +11,6 % comparativamente ao valor do ano anterior de 241,2 milhões de francos suíços
  • O total de proveitos aumentou 1,1 %, para 1,227 mil milhões de francos suíços
  • Os ativos sob gestão totalizaram 140,0 mil milhões de francos suíços
  • O rácio de capital Tier 1 do Banco fixou-se em 28,9 %

Os ativos sob gestão (AuM) da UBP permaneceram estáveis em 140,0 mil milhões de francos suíços (140,4 mil milhões de francos suíços no final de 2022). O efeito positivo da valorização dos mercados financeiros em 7,6 mil milhões de francos suíços e das entradas líquidas de ativos no valor de 2,9 mil milhões de francos suíços foi integralmente contrabalançado pelo impacto negativo da apreciação do franco suíço face às principais moedas, em particular o dólar norte-americano. Em dólares, os ativos sob gestão da UBP cresceram 9,7 % (166,4 mil milhões de dólares face a 151,7 mil milhões no final de 2022).

O total de proveitos do Banco ascendeu a 1,227 mil milhões de francos suíços, o que representa um aumento de 1,1 %, em comparação com 1,213 mil milhões em 2022. O abrandamento a nível do rendimento líquido de taxas e comissões (-7,2 %), motivado por uma redução na atividade de corretagem por parte dos clientes privados, assim como a redução nos lucros de operações de negociação (incluindo operações cambiais) de -11,5 %, foi compensado por uma margem financeira líquida robusta, a qual subiu 81,1 milhões de francos suíços (+25,3 %), sustentada pelas recentes subidas de taxas de juros.

Os custos operacionais mantiveram-se inalterados nos 832,8 milhões de francos suíços (+0,8 %) e visaram, entre outras finalidades, recrutamento e investimentos em tecnologia. Os resultados operacionais atingiram 269,2 milhões de francos suíços, o que corresponde a um aumento de +11,6 % comparativamente a 241,2 milhões de francos suíços em 2022.

O lucro líquido do Banco em 2023 fixou-se em 223,8 milhões de francos suíços, um aumento de 6,4 % relativamente aos 210,4 milhões de francos suíços do ano anterior, que se traduz num rácio de eficiência custos operacionais/proveitos de 67,9 % (comparativamente a 68,1 % em 2022).

Com um balanço estável de 37,4 mil milhões de francos suíços no final de dezembro de 2023, a UBP dispõe dos meios necessários para continuar a implementar o plano de desenvolvimento orgânico e externo. O rácio de capital Tier 1 do Banco subiu para 28,9 % (face a 26,7 % no final de 2022), e mantém-se muito acima do mínimo exigido no âmbito dos regulamentos da FINMA e dos acordos de Basileia III. O rácio de cobertura de liquidez de curto prazo (LCR) da UBP de 313,9 % e a decisão da agência Moody’s de manter a notação para os depósitos de longo prazo em Aa2 corroboram a solidez financeira da UBP.

«Apesar dos efeitos cambiais negativos, com mais de metade da base de ativos dos nossos clientes denominada em dólares, alcançámos resultados resilientes que refletem a nossa capacidade de crescimento a nível internacional. Continuamos focados principalmente em oferecer aos nossos clientes, privados e institucionais, os melhores produtos e serviços de investimento em qualquer parte do mundo. Com este objetivo em mente, fizemos várias contratações em 2023, tanto na Ásia como na Suíça, e realizámos investimentos significativos nas nossas capacidades de gestão de carteiras. Embora 2024 deva permanecer volátil, podemos contar com o empenho das nossas equipas e com a nossa oferta distintiva para reforçarmos a nossa presença nos mercados que consideramos prioritários»,

refere em declaração Guy de Picciotto, CEO da UBP

Resultados anuais – 2023

Download the Press Release in the following languages:

Ações globais

Invista em empresas com uma capacidade de criação de valor superior e sustentável

Further reading

Comunicados de imprensa 18.10.2023

UBP bolsters its emerging market fixed income capabilities

Union Bancaire Privée, UBP SA (UBP) announced today that it has further strengthened its emerging market (EM) fixed income capabilities by hiring three seasoned experts and developing its EM fixed income product range into a comprehensive offering embedding responsible investment principles.

Comunicados de imprensa 21.07.2023

Resultados do primeiro Semestre de 2023

Union Bancaire Privée regista lucro líquido de 110,8 milhões de francos suíços no primeiro semestre de 2023

Comunicados de imprensa 03.07.2023

UBP partners with Securis in Insurance-Linked Securities

Union Bancaire Privée, UBP SA (UBP) announced today that it has signed a distribution agreement with Securis Investment Partners LLP (Securis), a leading investment manager of Insurance-Linked Securities (ILS).