1. Sala de redação
  2. Resultados anuais – 2022
Comunicados de imprensa 23.01.2023

Resultados anuais – 2022

A Union Bancaire Privée regista um lucro líquido de 210,4 milhões de francos suíços, um aumento de 4,5 %.

• O lucro líquido da UBP foi de 210,4 milhões de francos suíços em 2022, um aumento de 4,5 % relativamente aos 201,2 milhões de francos suíços do ano anterior
  • As receitas aumentaram 7 %, para 1,213 mil milhões de francos suíços
  • Os ativos sob gestão totalizaram 140,4 mil milhões de francos suíços no final de 2022

Após a forte correção observada nos mercados financeiros em 2022, bem como os efeitos negativos do movimento cambial devido à forte apreciação do franco suíço face ao euro e à libra, os ativos sob gestão da UBP alcançaram 140,4 mil milhões de francos suíços no final de dezembro de 2022 (- 12,5 % comparativamente a 2021).

As entradas líquidas de ativos foram positivas em 0,9 mil milhões de francos suíços e provêm, sobretudo, da integração do Danske Bank International e de fluxos de entradas de clientes privados, que permitiram compensar a saída de fundos, na sua maioria por parte de investidores institucionais.

As receitas fixaram-se nos 1,213 mil milhões de francos suíços em 2022, um aumento de 7 % relativamente ao ano anterior, impulsionadas maioritariamente por um aumento da margem financeira líquida no seguimento da recente subida das taxas de juro. As receitas com operações cambiais também foram robustas, aumentando 16,0 milhões de francos suíços. Deste modo, contribuíram para compensar o decréscimo das taxas e comissões (- 6,2 %) devido ao abrandamento do volume de transações por parte dos clientes privados.

Os custos operacionais totalizaram 826,6 milhões de francos suíços no final do ano, em comparação com 754,5 milhões em 2021 (+ 9,6 %). Este aumento resulta dos custos excecionais relacionados com as aquisições do Millennium Banque Privée em novembro de 2021 e do Danske Bank International em janeiro de 2022, assim como dos investimentos substanciais realizados no recrutamento de novas equipas nos nossos mercados prioritários (Europa do Leste, Médio Oriente e Ásia).

O lucro líquido do Banco em 2022 fixou-se assim em 210,4 milhões de francos suíços, um aumento de 4,5 % relativamente aos 201,2 milhões de francos suíços do ano anterior. O rácio de eficiência cost-to-income é de 68,1 % (comparativamente a 66,5 % em 2021).

Adicionalmente, a UBP registou um resultado extraordinário de 29,3 milhões de francos suíços com a venda de uma participação minoritária. Este ganho único foi totalmente compensado por um reforço das reservas bancárias, ajustamentos do valor e amortizações e outras provisões.

Com um balanço total estável de 38,8 mil milhões de francos suíços no final de dezembro de 2022, a UBP dispõe dos meios necessários para continuar a implementar o plano de desenvolvimento orgânico e externo. O rácio de capital Tier 1, de 26,7 %, mantém-se muito acima do mínimo exigido no âmbito dos acordos de Basileia III e dos regulamentos da FINMA. O rácio de cobertura de liquidez de curto prazo (LCR) da UBP de 304,6 % e a decisão da agência Moody’s de manter a notação para os depósitos de longo prazo em Aa2 acentuam ainda mais a solidez financeira da UBP.

«Estes resultados demonstram que as nossas bases são sólidas. Agradeço todo o trabalho árduo realizado pelas nossas equipas para se manterem próximas dos nossos clientes e criarem novas soluções de investimento neste ambiente de elevada volatilidade. Temos de estar preparados para outro ano imprevisível, apesar de podermos considerar os obstáculos atuais mais cíclicos do que estruturais. Estamos focados na gestão do risco e na adaptação da nossa gama de soluções de investimento para retirarmos vantagem das novas condições de mercado. Do mesmo modo, estamos determinados a canalizar recursos para o nosso capital humano e a continuar a contratar talentos para fortalecermos continuadamente as nossas competências e oferecermos serviços da máxima qualidade tanto a clientes institucionais quanto privados. O nosso modelo de negócio provou ser resiliente, o que nos permite manter a capacidade de investimento ano após ano e a dedicar à nossa estratégia de crescimento em todo o mundo»,

refere em declaração Guy de Picciotto, CEO da UBP

Resultados anuais – 2022

Download the Press Release in the following languages:

Ações globais

Invista em empresas com uma capacidade de criação de valor superior e sustentável

Further reading

Comunicados de imprensa 22.01.2024

Resultados anuais – 2023

A Union Bancaire Privée regista um lucro líquido de 223,8 milhões de francos suíços, um aumento de 6,4 %.

Comunicados de imprensa 18.10.2023

UBP bolsters its emerging market fixed income capabilities

Union Bancaire Privée, UBP SA (UBP) announced today that it has further strengthened its emerging market (EM) fixed income capabilities by hiring three seasoned experts and developing its EM fixed income product range into a comprehensive offering embedding responsible investment principles.

Comunicados de imprensa 21.07.2023

Resultados do primeiro Semestre de 2023

Union Bancaire Privée regista lucro líquido de 110,8 milhões de francos suíços no primeiro semestre de 2023